Hoje em dia, ter um site é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Isso acontece, pois, o meio digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Seja para pesquisa de preços ou dúvidas sobre um determinado assunto, a internet se tornou o principal meio de propagação e compartilhamento de ideias e informações.

Mas atenção, ter um site não é “simplesmente ter um site”, ele precisa ser desenvolvido no formato correto para seu negócio. Para isso, hoje, iremos apresentar para vocês os tipos de site e, após a leitura, você saberá qual é o ideal para seu negócio. Vem com a gente!

1 – E-commerce ou loja virtual

Com certeza, esse é o modelo que vem na sua cabeça quando pensa em site. Ele tem como foco principal a venda online. Dessa forma, se você possui produtos e deseja realizar a venda dos mesmos de maneira rápida e dinâmica, esse modelo é para você.

Entre os principais benefícios do e-commerce estão:

  • Redução de custos, tanto para o consumidor quanto para a empresa;
  • Atendimento eletrônico especializado;
  • Praticidade na hora da compra;
  • Comodidade para entrega e recebimento de produtos;
  • Tranquilidade para escolher produtos por parte dos consumidores;
  • Menos tempo gasto na realização da compra.

As lojas virtuais também podem ser de diferentes tipos:

  • Com carrinho de compras: a mais comum, onde o cliente acessa, escolhe os produtos e realiza o pagamento de forma digital;
  • De assinatura: onde é realizada a compra ou contratação de serviços de forma recorrente. Nesse caso o cliente pode escolher um produto e assinar para que o mesmo seja enviado de forma mensal, semestral ou anual.
  • De cotação: muito comum em empresas que oferecem produtos ou serviços personalizados, como camisetas. Dessa forma o que estará disponível é a solicitação de orçamento e não a compra direta.

2 – Site institucional

Totalmente diferente do modelo anterior, esse tem como objetivo enaltecer a marca no mundo digital de maneira clara e dinâmica.

É um site mais simples de ser elaborado, pois seu design deve ser simples, objetivo e funcional, para prender a atenção do cliente do início ao fim.

Entre os principais objetivos do site institucional estão:

  • Apresentar sua marca no ambiente online;
  • Apresentar as propostas da empresa para clientes em potencial;
  • Exibir serviços e produtos.

Não pense que por ele ser mais simples, os retornos serão menores. Através dele é possível trabalhar uma série de estratégias de marketing, com anúncios patrocinados, chegando até o público ideal do seu negócio.

3 – Site One Page

O nome já diz tudo: um site em uma página. Simplista e funcional, esse é o Site One Page. É recomendado, principalmente, para aqueles negócios que estão começando e desejam ter uma boa ascensão em um curto período de tempo.

De forma geral, há um menu no site e conforme você escolhe qual tópico deseja ver, o site “rola” automaticamente até ele.

Mas atenção, ele deve ser usado apenas no início. Conforme a empresa for crescendo e a necessidade de inclusão de arquivos aumentar, ele pode se tornar lento, devendo então ser atualizado para outro modelo, como o institucional.

4 – Blogs

São uma das maneiras mais fáceis de aplicar e intensificar as estratégias de inbound e outbound de marketing.

O principal objetivo do blog é entregar conteúdo de valor para o cliente interessado. Se você gerar o conteúdo assertivo, bem escrito e que prenda a atenção do cliente, os leads irão aumentar e você conquistará seu cliente.

5 – Site dinâmico

Esse modelo costuma combinar diferentes seções, como por exemplo um site institucional ter um blog.

Um site dinâmico contribui em ações mais efetivas de marketing, visto que não se limita apenas a falar de produtos e serviços. Dê dicas e informações pertinentes com o que você oferece para solucionar o problema do seu potencial cliente.

Se você quer aumentar o alcance na internet e concretizar sua marca na rede, ele é uma ótima pedida.

6 – Hotsite

São site esporádicos que costumam ser usados para divulgação de alguma campanha de marketing ou publicidade.

Sabe aquele anúncio que você vê sobre um lançamento? Então, ele pode ser um hotsite. Através dele é possível estabelecer um prévio interesse dos clientes antes do lançamento de um produto ou serviço.

7 – Landing Page

Extremamente similar ao modelo anterior, mas o seu foco principal é trabalhar com todo conteúdo em uma única página: apresentação, geração de leads e venda.

As campanhas específicas em links patrocinados e redes sociais costumam direcionar seus visitantes para esse tipo de página.

Chegamos ao fim do conteúdo e você descobriu qual é o ideal para seu negócio?