Uma empresa multinacional americana chamada de Best Buy, líder no segmento de eletrodomésticos, passou por uma grande crise de rotatividade (turnover). Tentando remediar a situação, foi criada uma rede social interna chama de Blue Shirt.

O objetivo era compreender e conhecer os colaboradores através de trocas de experiências na rede. O resultado foi uma diminuição de 12% na taxa de rotatividade e um considerável aumento de desempenho e motivação.

O que isso significa: usar ferramentas de comunicação interna, contribui e alimenta o setor de RH em trabalhar gerando melhores resultados. E, assim, causando impacto a longo prazo.

Por ser a área que mais tem acesso a grande parte de informações dos colaboradores, o RH pode trabalhar a motivação, retenção e produtividade deles, motivando-os com as mensagens certas. Isso porque os funcionários são mais receptivos às informações internas se estiverem engajados.

IMPORTÂNCIA DO MARKETING INTERNO

Desenvolver uma comunicação aberta e transparente com os colaborares é uma ótima ferramenta para garantir que eles compreendam a missão e objetivos da empresa. Conversar com o colaborador como se fosse um cliente.

Definindo esse alinhamento, é possível melhorar também o envolvimento com funcionários, a comunicação se torna cada vez mais segura e um melhor gerenciamento em possíveis crises.

COMO IMPLANTAR

Cuidar do relacionamento e saúde dos colaboradores é fundamental.
Como em qualquer outra forma de comunicação, inicialmente precisamos mapear objetivo, definir perfil e grupos de colaboradores, criar a estratégia com abordagem ideal para atingir os grupos certos nos canais e momentos certos.

Posteriormente, analisar os resultados e medir o sucesso de cada ação.

Para exemplificar, podemos seguir um modelo de planejamento coletando as seguintes informações:

  1. Quais são os objetivos da organização?
  2. Quais são os objetivos da comunicação?
  3. Quais os canais que vamos utilizar?
  4. Quais são as campanhas que vamos utilizar?
  5. Qual grupo de colaboradores é o foco da estratégia?
  6. Quais são os indicadores que vamos medir?
  7. Qual o período de análise desses indicadores?

Por fim, marketing interno gera um grande impacto na produtividade, experiência e engajamento dos colaboradores.
Com hierarquias mais jovens e horizontais, esta estratégia deve estar em foco e ser prioridade no seu negócio.

Quer saber mais sobre o assunto ou como isso pode ser aplicado dentro da sua empresa? Conte com a Catavento para direcionar a sua jornada.