Imagine a seguinte situação: Você está navegando no Facebook, visualiza um produto desejado, salva o link para ver no seu computador e, posteriormente, realiza a compra do mesmo através do seu celular. Processo normal, certo? Certo! Isso é comum quando as empresas utilizam um processo denominado de omnichannel.


Omni vem da palavra Omnis, que significa tudo ou universal. Omnichannel é então a convergência total dos canais de venda (digital e físico) de uma empresa.
Entender as transformações que aconteceram nos últimos anos e que a forma de consumo dos clientes mudou é fundamental para a comunicação e posicionamento da sua marca.
O consumidor mudou, está mais conectado e antenado para as novas tecnologias e aos produtos e serviços, fatores que afetam diretamente na sua experiência de compra. Ou seja, o seu cliente já é um consumidor ominichannel.


Esse novo conceito que já se faz presente em nossos dias há um tempo, vem alterando os resultados e o relacionamento com nossos clientes.
Trazendo para prática, esse contexto é o reflexo de que muitos consumidores tendem, por exemplo, consumir um produto via loja virtual e retirar na loja física ou, então, o processo inverso: consultar um produto na loja física e fazer aquisição no site da mesma loja.


Em outras palavras, esse processo tem como objetivo disponibilizar opções de compras interligadas simultaneamente, para facilitar e compartilhar todas as informações necessárias.
Benefícios são muitos na aplicação do método, pois a experiência de compra e venda se torna mais fácil e simplificada. Com a possibilidade de integrar dados e informações, engloba todos os setores, fazendo um levantamento de informações, clientes, compras e processos muito mais ágil.


As soluções Omnichannel podem impactar positivamente todos os setores da empresa. Para que seja eficiente, defina um planejamento, avalie e analise os resultados. Faça um levantamento dos canais que deseja utilizar, analise quais são interessantes e que apresentam as melhores funcionalidades para sua empresa.


Mas lembre-se: consumidor contemporâneo gosta de ser ouvido. Enviar e receber feedbacks para seus clientes conquista confiança e credibilidade.