Endomarketing – Seu guia de direcionamento
Uma empresa multinacional americana chamada de Best Buy, líder no segmento de eletrodomésticos, passou por uma grande crise de rotatividade (turnover). Tentando remediar a situação, foi criada uma rede social interna chama de Blue Shirt.
O objetivo era compreender e conhecer os colaboradores através de trocas de experiências na rede. O resultado foi uma diminuição de 12% na taxa de rotatividade e um considerável aumento de desempenho e motivação.
O que isso significa: usar ferramentas de comunicação interna, contribui e alimenta o setor de RH em trabalhar gerando melhores resultados. E, assim, causando impacto a longo prazo.
Por ser a área que mais tem acesso a grande parte de informações dos colaboradores, o RH pode trabalhar a motivação, retenção e produtividade deles, motivando-os com as mensagens certas. Isso porque os funcionários são mais receptivos às informações internas se estiverem engajados.
IMPORTÂNCIA DO MARKETING INTERNO
Desenvolver uma comunicação aberta e transparente com os colaborares é uma ótima ferramenta para garantir que eles compreendam a missão e objetivos da empresa. Conversar com o colaborador como se fosse um cliente.
Definindo esse alinhamento, é possível melhorar também o envolvimento com funcionários, a comunicação se torna cada vez mais segura e um melhor gerenciamento em possíveis crises.
COMO IMPLANTAR
Cuidar do relacionamento e saúde dos colaboradores é fundamental.
Como em qualquer outra forma de comunicação, inicialmente precisamos mapear objetivo, definir perfil e grupos de colaboradores, criar a estratégia com abordagem ideal para atingir os grupos certos nos canais e momentos certos.
Posteriormente, analisar os resultados e medir o sucesso de cada ação.
Para exemplificar, podemos seguir um modelo de planejamento coletando as seguintes informações:
- Quais são os objetivos da organização?
- Quais são os objetivos da comunicação?
- Quais os canais que vamos utilizar?
- Quais são as campanhas que vamos utilizar?
- Qual grupo de colaboradores é o foco da estratégia?
- Quais são os indicadores que vamos medir?
- Qual o período de análise desses indicadores?
Por fim, marketing interno gera um grande impacto na produtividade, experiência e engajamento dos colaboradores.
Com hierarquias mais jovens e horizontais, esta estratégia deve estar em foco e ser prioridade no seu negócio.
Quer saber mais sobre o assunto ou como isso pode ser aplicado dentro da sua empresa? Conte com a Catavento para direcionar a sua jornada.